A cannabis é uma planta que, dependendo da genética, pode atingir metros e mais metros de altura, porém, com as técnicas corretas é possível crescer em ambientes de qualquer tamanho. Nesse post, irei te explicar como você pode cultivar cannabis em pequenos espaços.
Estamos acostumados a ver cultivos com estufas de 1x1m ou 80x80cm, mas espaços de 40x40cm, por exemplo, podem comportar uma ou duas plantas com qualidade.
Passaremos algumas dicas sobre o cultivo em pequenos espaços, mas antes, vamos começar falando de rendimento.
Mais espaço, mais flores
De uma forma geral, quanto mais espaço você tiver, mais plantas poderá colocar no grow ou distribuir melhor os brotos pelo espaço de cultivo, tendo mais metros quadrados de cultivo.
Entretanto, só ter espaço não é o suficiente para preencher mais área com flores. Você irá precisar de mais iluminação e manter a nutrição das plantas em dia.
Mantenha o ambiente limpo e ventilado
Assim como espaços grandes, locais de cultivos pequenos devem ser regularmente limpos e ter uma ventilação constante.
O motivo é evitar o surgimento de pragas ou criar um ambiente ideal para esse aparecimento e, como o ambiente é menor, é mais fácil de circular pelas plantas.
Faça treinamentos
Faça o uso de treinamentos para controlar a altura da planta, afinal, o espaço é limitado.
Amarras (LST) e torções (supercropping) são ótimas opções para horizontalizar o crescimento, puxando brotos para as laterais.
Escolha a genética correta para pequenos espaços
A escolha da genética será essencial para cultivar em pequenos espaços, algumas irão alongar muito, outras irão criar ramificações ao extremo.
O ideal é optar por genéticas tolerantes a treinamentos, que tenham estatura baixa, menos ramificações e que sejam resistentes à pragas.
Preste atenção na rega
Lembra que falamos que tudo influencia na rega? Pois é, cultivos em espaços pequenos exigem vasos menores.
Vasos menores exigem regas mais constantes, mas não exagere! Assim como conseguimos colocar menos volume de substrato, conseguimos por menos volume de água.
Atenção sempre na rega!
Utilize Quantum Boards
Nosso modelo Samsung LM281B de 65w é ideal para cultivos em pequenos espaços, nele há emissão mínima de calor!
Enquanto a maioria dos leds produzem muito calor, as Quantum Boards possuem eficiência e desperdiçam menos energia em forma de calor.
PC grow
Você consegue cultivar Cannabis em qualquer espaço, inclusive dentro do gabinete de um computador.
Mas atenção, lembra do tópico 1 deste post? Quanto maior o espaço, normalmente maior o rendimento.
Com os PCs grow o rendimento é mínimo e exige atenção constante nos treinamentos e rega, por isso pode ser uma boa opção para cultivar pequenas plantas, mas não para ter rendimentos.
Uma alternativa melhor
Um cultivo em gabinete de PC pode parecer legal, mas envolve muito mais coisas do que você pode achar. Ventilação, umidade, cabos… tudo isso fica muito difícil com um gabinete pequeno.
É por isso que recomendamos você conhecer produtos como os Growbox Kit de Cultivo da HGcultivo. Se liga:


Colha mais com dois espaços
Ter dois espaços pode otimizar o seu cultivo, tendo o que chamamos de colheita perpétua.
Muito bom!!! Parabéns pelo conteúdo ??
Tamo junto, Kléber!