Começando seu Cultivo, Dicas de Cultivo

Qual Altura Pendurar a Luz no Cultivo Indoor? (PPFD) [2024]

Descubra qual altura pendurar a luz do cultivo indoor de cannabis

Você sabia que o controle da iluminação no grow é o principal fator para obter uma colheita farta de cannabis?

O resultado no final do ciclo de floração da maconha depende do ajuste constante da altura da iluminação ao longo das diferentes etapas do cultivo, sempre buscando atingir as taxas ideais para a fotossíntese da planta. Seja luz de LED ou HPS, vamos te ensinar a achar qual a altura ideal para pendurar a luz no cultivo indoor!

Abaixo estão os tópicos abordados nesta página:


Como a maconha absorve a luz?

A fotossíntese é um processo metabólico fundamental para as plantas, onde a luz é utilizada como fonte de energia para transformar dióxido de carbono (CO2) e água em compostos orgânicos, como carboidratos, proteínas e lipídios. Esse processo é essencial para a produção do alimento das plantas e na formação de novas estruturas vegetais, como galhos e flores.

Legenda: A cannabis necessita de bastante luz para florescer.

No cultivo indoor, a iluminação é o fator limitador da fotossíntese, o que significa que é necessário prover um suprimento adequado de luz para garantir o crescimento saudável das plantas. O perfil de crescimento da cannabis é muito mais vertical do que em outras plantas, ou seja, ela tenta chegar o mais próximo possível da fonte luminosa.

Por isso saber qual a distância ideal do painel de iluminação é tão importante: a altura da luz define a intensidade da fotossíntese no cultivo indoor. De maneira semelhante, a produção de terpenos e canabinóides, compostos importantes para o uso medicinal e recreativo da maconha, é maior em locais com mais iluminação.

Legenda: Diagrama representando o processo de fotossíntese.

Excesso de luz no grow pode ser prejudicial?

O fornecimento de luz é fundamental para o crescimento saudável das plantas, mas é importante levar em conta que o excesso de luz pode ser prejudicial. Além de causar estresse e queimaduras, utilizar luz demais no cultivo indoor pode acabar os tricomas da cannabis, onde estão concentrados os terpenos e canabinoides, como o CBD e o THC.

Outro fator que pode ser causado pelo excesso de luz no grow de maconha é a formação de fenotrigo (foxtail), que é uma formação alongada nas flores da planta.

Por isso, é fundamental manter a luz na altura correta e garantir uma boa ventilação e controle da temperatura do ambiente de cultivo. Nesse sentido, é preciso considerar o tipo de lâmpada utilizada e seguir as recomendações do fabricante em relação à altura de utilização para garantir o melhor resultado na hora da colheita.

Legenda: Exemplo de queimadura causada por excesso de luz.

Alguns modelos de iluminação, como as Quantum Boards, são mais eficientes e precisam de menos consumo de energia para fornecer maior quantidade de luz, o que pode permitir que elas sejam posicionadas mais próximas das plantas.

Resumindo, quanto mais luz, mais resultado, mas é preciso garantir a segurança das plantas e um ambiente de cultivo adequado para evitar problemas.

Legenda: Luz demais pode causar queimaduras na cannabis.

Altura ideal para pendurar a iluminação no cultivo indoor:

De maneira geral, a distância recomendada para a lâmpada no cultivo indoor varia de 30 a 90 centímetros das plantas, mas esse número pode se alterar dependendo das condições climáticas do ambiente de cultivo, do tipo de lâmpada utilizada e do estágio de crescimento da maconha. Agora vamos te dizer quais são os valores específicos.

Você é um cultivador iniciante? Quer aprender como cultivar maconha, da germinação até a colheita? Nosso Aulão da Cultlight é perfeito para você! Você vai ter acesso à aulas ao vivo apresentadas pelo Cadu (engenheiro de produção formado pela UFF) e também vai receber quatro apostilas exclusivas produzidas pela nossa Equipe.

Altura da Luz: mudas e plantas recém germinadas:

Durante essa etapa mais frágil da vida da cannabis, é recomendado posicionar a iluminação a uma distância de 60 a 90 centímetros do topo das plantas. 

A temperatura do cultivo deve se manter entre 21°C e 29°C, e a umidade relativa do ar deve estar entre 50% e 70%.

Legenda: Aparência de uma muda de maconha.

Altura da Luz: estágio vegetativo:

A distância ideal da iluminação para cultivar durante o estágio vegetativo é entre 30 a 60 centímetros do topo das plantas. Nessa etapa, a cannabis já está mais desenvolvida, possuindo um sistema radicular mais sólido, capaz de absorver mais água do substrato.

A temperatura do grow deve se manter entre 21°C e 29°C, e a umidade relativa do ar deve estar entre 50% e 70%.

Legenda: Aparência da maconha no estágio vegetativo.

Altura da Luz: estágio de floração:

Durante a floração, as plantas podem dobrar ou triplicar de tamanho para se aproximar da fonte luminosa e absorver mais luz. Por isso, é recomendado manter a iluminação a uma distância de 30 a 45 centímetros das copas, evitando mudar constantemente a altura do painel.

A temperatura do cultivo deve se manter entre 20°C e 25°C, e a umidade relativa do ar deve estar entre 40% e 50%.

Legenda: Aparência da maconha no início do estágio de floração.

Altura da Luz : cultivo de clones:

Para produção de clones saudáveis, é recomenda-se manter a distância da iluminação entre 30 e 40 centímetros do topo da cannabis. Utilize uma iluminação mais fraca no enraizamento, com fotoperíodo de 18 horas de luz e 6 horas de escuridão ou até mesmo de 24 horas de iluminação direta. 

Após alguns dias de transplante para o substrato, siga as mesmas recomendações utilizadas no estágio vegetativo. Temos um texto completo ensinando como clonar no cultivo indoor.

Legenda: Aparência de clones de maconha.

Cálculo de altura para lâmpada HPS:

Para modelos menos econômicos, como as lâmpadas de HPS, é possível encontrar a altura certa fazendo um teste simples de verificação de calor.  Ao colocar a mão sob a fonte de luz por alguns segundos, é possível sentir a intensidade do calor que as plantas estão recebendo. 

Se a radiação de calor for intensa e não conseguir manter a mão perto da luz por muito tempo, é necessário afastar a fonte de luz um pouco mais. Repita este teste até encontrar um ponto de equilíbrio, garantindo que as plantas recebam a quantidade adequada de luz sem sofrer danos por estresses de calor. Mesmo assim, fique de olho para evitar possíveis danos causados por estresses de calor ou por deficiência de iluminação.

Legenda: As lâmpadas de HPS emitem muito mais calor do que os painéis de LED.

É importante lembrar que essas recomendações apresentadas são genéricas e que cada espécie de planta pode ter necessidades específicas em termos de luz. Portanto, é sempre importante pesquisar e ajustar a iluminação de acordo com as necessidades específicas de cada cultivo.


Definindo a altura da luz através do PPFD:

Apesar de termos informado qual a altura ideal pra pendurar a luz no cultivo indoor, na verdade, a melhor forma de controlar a altura no grow é através de um fator essencial que deve ser observado: estamos falando do controle do PPFD (densidade de fluxo de fótons fotossintético).

O PPFD é a medida da intensidade da luz em um determinado ponto de um espaço de cultivo. A medição é feita em micromolares por metro quadrado por segundo (μmol/m²/s), indicando quantos fótons de luz estão disponíveis para a fotossíntese das plantas em um determinado momento.

Legenda: Infográfico explicando o que é PPFD; as bolas coloridas representam os fótons sendo emitidos pela fonte de luz.

O valor de PPFD varia de acordo com a altura da fonte de iluminação. Por isso, em vez de cultivar usando valores aproximados e medições feitas no olho, a Cultlight recomenda que você siga as métricas de PPFD, que são essenciais para achar a altura ideal para pendurar a luz no grow.

Cada estágio das plantas vai precisar de um diferente nível de intensidade luminosa. Portanto, alterar a altura do painel conforme o estágio da vida da cannabis é essencial para garantir um desenvolvimento saudável.

Para medir o PPFD, é preciso utilizar um medidor de luz, que pode ser caro e inacessível para alguns cultivadores. Como alternativa, é possível utilizar um aplicativo de celular para realizar essa medição, como o app “Photone”, fruto de um projeto da Lightray Innovation que mistura empreendimento e pesquisa científica. A seguir, vamos te ensinar o passo a passo para medir e ajustar sua iluminação de acordo com as medidas ideais. Clique no link abaixo para baixar o aplicativo para iOS ou Android!

Medindo o PPFD através do App Photone:

Para medir os valores no seu grow, basta abrir o App Photone, selecionar o tipo de iluminação (LED, HPS, etc.) e posicionar seu celular embaixo da fonte de luz. Você perceberá que o valor apresentado no aplicativo é maior quanto mais ao centro da fonte luminosa, por isso, faça medições no centro e também nas laterais do cultivo. Além disso, faça medições para diferentes distâncias entre o painel e o medidor. Com os resultados em mão, você poderá ajustar a altura e intensidade da luz do cultivo conforme o estágio de vida das plantas avança.

São recomendados os seguintes valores: 

Mudas: entre 100 e 300 PPFD.

Estágio vegetativo: entre 250 e 600 PPFD. 

Estágio de floração: entre 500 e 1050 PPFD.

A medição do PPFD também abrirá a possibilidade de mudar a potência da fonte luminosa com o uso de dimmers (ou variadores de luminosidade), possibilitando assim, um menor consumo de energia nos estágios antes da floração. A maior parte das Quantum Boards oferecidas pela Cultlight possuem dimmer, possibilitando que nossos painéis de LED sejam mais econômicos e eficientes.

Dá uma olhada no canal do YouTube da Lightray Innovation, onde eles mostram que o Photone é tão confiável quanto os medidores de PAR/PPFD profissionais que você encontra no mercado.

Tenha certeza que toda a estufa está sendo iluminada!

Apesar das lâmpadas de LED permitirem que as plantas possam ficar mais próximas da fonte de iluminação, na verdade, muitas vezes é interessante deixá-las um pouco mais afastadas.

O motivo é porque as laterais do espaço de cultivo pegam menos luz do que a parte central, onde normalmente está localizada a iluminação.De uma forma simples, quanto mais elevada for sua iluminação, mais luz irá penetrar nas laterais da estufa. A luminosidade deve ser forte o suficiente para penetrar nos cantos do espaço de cultivo, mas também deve ser balanceada para evitar queimaduras nas folhas ou crescimento desigual.

Legenda: Preste atenção para não deixar as plantas dos cantos ficarem sem luz.
Fonte: Vanessa Nielsen.

Portanto, pode ser tentador deixar a iluminação bem perto da cannabis, mas as plantas que estão nas laterais da tenda de cultivo receberão menos iluminação do que as centrais, o que pode ocasionar um subdesenvolvimento nelas.

Legenda: Mapa da intensidade da luz em cada canto do cultivo; perceba que é mais forte no centro.

É necessário ajustar a altura da luz do cultivo constantemente?

Para melhores resultados, sim! Você deve utilizar um mecanismo ajustável, que permita variações na altura da iluminação, assim você poderá subir um descer a iluminação conforme a planta avança em seu ciclo de vida. O uso de uma fonte de luz ajustável, como o Painel de LED Samsung LM301H, permite a variação da altura da luz, o que é importante durante o ciclo de vida da planta.

Alterar a altura da iluminação também pode ajudar a controlar o crescimento da planta ou fornecer mais luz em caso de necessidade, como quando há baixa temperatura ou quando as plantas precisam de mais vigor.

Para encontrar qual altura ideal da luz no seu cultivo, é importante seguir as recomendações do fabricante sobre a distância entre a fonte de luz e as plantas. Mas nesse post, nós ensinamos como achar a altura perfeita para seu cultivo indoor, basta clicar aqui!

Além disso, você também precisa ajustar a altura da luz do cultivo indoor com constância pois é de extrema relevância lembrar que as plantas são seres vivos, que crescem todo dia e crescem rápido. Pode não parecer, mas em 2 semanas a maconha pode crescer bastante e os ajustes de altura do painel tem que acompanhar essa evolução.


Vídeo: Qual a Altura Ideal para Pendurar a Luz no CULTIVO INDOOR? (medindo PPFD)

🌿 Você sabia que luz demais pode fazer mal para a maconha? Neste vídeo, você vai aprender o passo a passo para descobrir qual é a altura ideal para pendurar seu painel de iluminação no cultivo indoor de cannabis. Todo o conhecimento que você precisa aprender para regular a altura da iluminação no seu grow está disponível no nosso YouTube, depois se inscreve lá!

Abaixo, disponibilizamos a apresentação utilizada pelo Cadu em formato PDF para que você possa estudar mesmo offline! Basta preencher o formulário abaixo.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Termos de Uso

Conclusões sobre altura da luz:

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas convertem a luz em energia utilizável. A luz é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das plantas, pois é através dela que são produzidos os compostos orgânicos necessários para a sobrevivência das plantas

Em outras palavras, é importante fornecer uma quantidade de luz adequada, como a iluminação de LED, para garantir o crescimento saudável das plantas.

Por fim, é necessário ajustar a altura dos painéis de luz constantemente, garantindo que a planta esteja absorvendo energia suficiente sem se queimar ou ressecar. Por isso é importante verificar a temperatura das plantas.

Sobre o autor:

Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.

Chama lá!

+55 21 968731570

10 pensamentos sobre “Qual Altura Pendurar a Luz no Cultivo Indoor? (PPFD) [2024]

  1. Willian silva disse:

    Na verdade tenho curiosidade da funçao do dimmer. Como regular a intencidade? Qual a finalidade dela mais baixa de 0% a 100% de intencidade?

    1. cultlight disse:

      Olá, Willian! Com o dimmer você consegue regular a intensidade da luz sem necessariamente precisar subir ou descer ela. Imagine que você tem a luz adequada para florir um espaço de 1m2, mas suas plantas estão na fase inicial. A altura das luzes está posicionada conforme a distribuição da luz em toda a estufa, mas não faria sentido colocar a intensidade no máximo. Com o dimmer, é possível ir aumentando essa intensidade aos poucos e só na flora chegar aos 100%. Assim conseguimos economizar energia! Qualquer dúvida, fico à disposição.

  2. Lucas disse:

    Olá,
    Em quantos porcento o dimmer deve estar regulado, estando o Quantum bar a 60 cm de brotos recém germinados ?

    1. cultlight disse:

      Pode deixar na metade, Lucas. Bom cultivo!

  3. Lucas disse:

    *Quantum bar de 480w

  4. FELIPE FRANCISCO disse:

    Onde encontro lâmpada para comprar com informações de PPF e/ou PPFD?
    [email protected]

    1. Daniel disse:

      Boa tarde Felipe! Dá uma olhada na nossa loja: https://cultlight.com.br/loja/categoria-produto/iluminacao/

      Todos os nossos produtos de iluminação possuem o valor de PPF na descrição do produto!

  5. Alex lapas disse:

    Olá! Com uma planta recebendo na copa 600ppfd , no meio 250ppfd e na base 120 ppfd, com intuito de floração, a dúvida é: Quanto tempo de luz necessita?! 12horas, 14horas, 16horas!? Essas medidas de ppfd 300 vegetativo… 1000 para floração, são cumulativas no dia?! Ou a fonte tem que ter ESSA CAPACIDADE ? E onmais importante, vocês tem algum curso que explique só sobre cálculos de ppfd e lâmpadas?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *