Fenotrigo, ou Foxtail, em inglês, é um termo relacionado à cannabis que pode não ser familiar para muitos cultivadores iniciantes, mas é bem conhecido pelos cultivadores experientes, principalmente pelos habitantes de regiões quentes. O Fenotrigo é uma deformidade na aparência das flores de maconha que pode ser causada por diversos motivos, como genética e clima. No texto a seguir, vamos tirar todas as dúvidas sobre Foxtail e vamos te ensinar como evitar esse problema!
- O que é Fenotrigo? E o Foxtail?
- Fenotrigo ou Foxtail?
- Por que o Fenotrigo se Desenvolve?
- Fenotrigo representa Problemas no Cultivo Indoor?
- Dicas Para Evitar Fenotrigo na Cannabis
- Considerações Finais sobre Fenotrigo
O que é Fenotrigo? E o Foxtail?
Para entender o que é Fenotrigo, vamos primeiro entender como flores normais de cannabis devem se desenvolver. Quando você pega uma bela flor de maconha na mão, é possível vizualizar diversas estruturas: os pistilos (que são fios finos e compridos), os tricomas (que são pequenas gotas de resina em formato de cogumelo), e o mais importante – o cálice, que é a estrutura responsável por proteger os órgãos reprodutores das plantas. Os cálices da cannabis possuem um formatos diferentes dependendo do sexo da planta.
No caso das plantas macho, o Cálice abriga o Saco de Pólen, que é uma estrutura oval que se desenvolve no final do Estágio Vegetivo. Já nas fêmas, o Cálice abriga o Óvulo das plantas, que pode ser fecundado e se tornar uma semente. Quando falamos de plantas fêmeas que não foram fecundadas, os Cálices passam a inchar e ficar cada vez maiores com o intuito de serem polinizados. Na natureza, a cannabis continua nesse processo até amadurecer e eventualmente morrer. No cultivo de maconha, o objetivo é deixar que os Cálices se desenvolvam até que os tricomas e pistilos atinjam um nível de maturidade específico e então realizar a colheita das flores.
No caso do Foxtail na maconha, no entanto, a aparência final das flores é bem diferente. O Fenotrigo ocorre quando os Cálices das plantas fêmeas crescem uns sobre os outros: em vez das flores incharem de maneira uniforme, o Fenotrigo é um crescimento alongado, alto e magro.
Fenotrigo ou Foxtail?
O termo “Fenotrigo” possui o mesmo significado do termo em inglês “Foxtail”, ambos descrevendo a mesma condição na planta. A escolha do termo depende da preferência regional ou do contexto, mas ambos referem-se ao mesmo fenômeno botânico na cannabis.
Por que o Fenotrigo se Desenvolve?
O desenvolvimento do Fenotrigo pode ser atribuído a dois fatores principais:
- Genética – algumas cepas (strains) de cannabis são mais propensas a este fenômeno, como a famosa Blue Cheese ou a Landrace Lambagad Village;
- Ambiente – estresses como calor excessivo, iluminação inadequada ou irregularidades no fotoperíodo podem induzir a planta a desenvolver estas características.
Fenotrigo representa Problemas no Cultivo Indoor?
Quando falamos de Fenotrigo com origem na genética da planta, não existem motivos para temer: esse tipo de Fenotrigo é diferente do causado por problemas ambientais, sendo encontrado em toda a planta e de maneira mais uniforme, ao invés de ser distribuído aleatoriamente em seu crescimento. O Foxtail causado por genética não afeta a potência da planta, sendo possível obter níveis normais de canabinóides como THC e CBD.
Já quando se trata do Fenotrigo causado por problemas ambientais, como estresse de luz ou calor, existem motivos pra se preocupar: a planta está tão estressada que passa a se desenvolver de maneira anorma. Em vez de flores uniformes, as flores de maconha com Foxtail são mais compridas e menos densas, com estruturas, como os Cálices e Pistilos, crescendo uns sobre os outros em linha reta. Apesar de não termos achado nenhum estudo que comprove isso, muitos cultivadores afirmam que o Fenotrigo causado por estresse ambiental pode reduzir a potência das flores de maconha.
Dicas Para Evitar Fenotrigo na Cannabis
Ao cumprir as dicas que vamos passar a seguir, é possível evitar completamente o Fenotrigo causado por problemas ambientais na cannabis.
Mantenha Temperaturas Ideais
O surgimento de Fenotrigo pode ser um sinal de estresse por superaquecimento. Portanto, certifique-se de monitorar a temperaturano ambiente de cultivo e reduzir quando necessário utilizando exaustores ou até mesmo um ar-condicionado. Se as temperaturas estiverem acima de 30°C, é essencial que você mude ela rapidamente: a Cultlight recomenda o Ar-condicionado da marca Philco por ser bem confiável e econômico a longo prazo.
Monitore a Distância da Luz
Como as plantas de cannabis crescem em direção à luz, é fundamental garantir uma distância adequada entre as plantas e a fonte de luz. Não deixe a planta se aproximar demais da fonte de luz: ela pode se queimar e começar a desenvolver Fenotrigo. A maneira mais fácil de verificar se a distância é segura é colocar a palma da sua mão onde a planta de cannabis está mais próxima da lâmpada. Se estiver quente para você, estará quente para a planta também. Clique aqui se quiser saber como regular a altura da luz no cultivo indoor de maneira profissional.
Reduza o Estresse
Além desses outros fatores, qualquer tipo de estresse ou deficiência de nutrientes pode fazer com que uma planta cresça anormalmente. Uma boa dica aqui é manter um diário com cada ação que você toma no cultivo e como a planta reage à elas. Isso tornará muito mais fácil detectar a fonte do problema, se um aparecer.
Considerações Finais sobre Fenotrigo
Se sua planta apresentou Fenotrigo, você não deve matá-la. Apesar de ainda não existirem estudos confirmando se o Foxtail afeta ou não a potência da maconha, uma coisa é certa: maconha com Foxtail ainda possui canabinoides, podendo ter uma potência considerável. Basicamente o problema se reduz a uma questão estética, além de aumentar um pouco a dificuldade para trimar as flores. Alguns produtores até gostam da aparência de fenotrigo e buscam variedades com esse fator genético incluso.
Se você cultiva maconha e possui interesse em obter um Habeas Corpus para defender sua liberdade, a Cultlight recomenda que você entre em contato com a advogada expert em direito canábico Marianna Elluf! Ela é uma profissional do Direito comprometida em atender as necessidades de pacientes que utilizam a Cannabis como tratamento terapêutico em todo o território nacional. Ela já obteve sucesso em diversos casos de Habeas Corpus preventivo para autocultivo de cannabis medicinal.
Sobre o Autor:
Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!
Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.
Chama lá!
2 vezes minhas plantas desenvolveram fenotrigo e uma demorou 25 semanas pra terminar a floração , pasmem mas é verdade, demora muito, outra demorou 17 semanas
Vinte e cinco semanas! Sinistro!!