Enciclopédia do Cultivador, Termos do Cultivo Indoor

O que é VPD no Cultivo Indoor de Cannabis? Tabela VPD

O cultivo indoor de cannabis exige não apenas paciência, mas também um conhecimento profundo sobre as condições ambientais ideais para o crescimento saudável das plantas. Um dos conhecimentos mais importantes para aumentar o rendimento no grow de maconha é o Déficit de Pressão de Vapor (VPD), um conceito que pode parecer complexo à primeira vista, mas vamos te ajudar a entender tudo através de uma tabela de VPD muito útil que mostra os valores ideais de temperatura e umidade para seu grow. Abaixo, seguem os tópicos tratados nesse texto:

O que é VPD no Cultivo Indoor?

De uma forma geral, o VPD é um cálculo entre a quantidade de vapor de água que a atmosfera é capaz de reter (aspecto que depende da temperatura) e a quantidade de vapor já existente na atmosfera (fator chamado de umidade relativa do ar). Quanto mais alta a temperatura, mais umidade a atmosfera pode conter, e quanto mais baixa a temperatura, menos umidade pode ser contida no ar.

Simplificando, o VPD nos ajuda a entender o “conforto” das nossas plantas no ambiente em que se encontram. Imagine como nós, humanos, nos sentimos confortáveis em determinadas faixas de temperatura e umidade; as plantas de cannabis não são diferentes. Elas prosperam quando as condições de VPD estão otimizadas, facilitando a transpiração, a absorção de CO2, nutrientes e minimizando o estresse​​​​, o que vai representar um pico no desenvolvimento metabólico da planta.

Folha de maconha com um termômetro do lado mostrando a temperatura alta.

A Importância do VPD no Cultivo de Cannabis Indoor

O controle do VPD no grow não é absolutamente necessário, mas é uma técnica que permite aos cultivadores otimizar a ingestão de água e nutrientes pela planta, promovendo um crescimento mais vigoroso e saudável. 

Além disso, um ambiente com VPD ajustado corretamente é menos propício ao desenvolvimento de pragas e doenças. Isso ocorre porque umidade e temperatura são os dois principais fatores para evitar pragas. Por exemplo: em níveis de VPD mais baixos, o vapor de água irá se condensar com mais facilidade, podendo formar aquela “névoa” que é propícia para o desenvolvimento de micro-organismos prejudiciais.

Pulgões são pequenas criaturas verde, amarelas e laranjas que ficam na superfície das folhas e galhos.

Além disso, o VPD influencia diretamente na abertura dos estômatos, que são estruturas vegetais equivalentes aos poros presentes em nossa pele. A abertura dos estômatos é o que controla as taxas de transpiração e a absorção de CO2, que são fundamentais para a fotossíntese e, consequentemente, para a saúde e produtividade da planta​​.Os estômatos estão localizados em maior número abaixo das folhas e eles são extremamente sensíveis ao ambiente externo, podendo abrir e fechar para gerar mais ou menos trocas. Se o ambiente estiver muito quente, por exemplo, a planta precisará transpirar mais e assim, vai perder mais água para o meio. Por outro lado, se o ambiente estiver em equilíbrio, a planta poderá puxar mais água para o interior das folhas.

E quando a temperatura e a umidade estão muito altas? Lembre-se: quanto mais quente o ambiente, mais água ele poderá absorver e assim, a pressão ao redor das folhas aumenta. Assim, os estômatos não conseguem se abrir e as folhas são incapazes de perder a umidade para o meio, o que pode prejudicar o desenvolvimento da maconha. O mesmo acontece com temperaturas baixas e baixa umidade, fazendo com que a planta não possa absorver água da atmosfera.

Abertura e fechamento dos estômatos

Problemas com o inverno no cultivo? Temos um artigo só sobre isso!

Como Calcular e Ajustar o VPD

Existem diversas maneiras de descobrir o Déficit de Pressão de Vapor de nosso espaço de cultivo. A maneira mais simples é através de tabelas que expressam a relação entre a temperatura e a umidade, nos mostrando o valor exato do VPD (em consideração à temperatura e umidade relativa do ar dentro do espaço de cultivo).
O cálculo do VPD começa com a medição da umidade relativa do ar (RH) e da temperatura utilizando ferramentas como termo-higrômetros. Com esses dados, você pode consultar tabelas de VPD para identificar o nível ideal de temperatura e umidade para o seu cultivo. Essas tabelas são geralmente codificadas por cores para indicar os níveis de transpiração ideias para cada Estágio de desenvolvimento da maconha, entre eles: Estágio de Muda, Estágio Vegetativo e Estágio de Floração.

Valores Ideais de VPD para cada Estágio da Cannabis:

Para ajustar o VPD no seu espaço de cultivo, você pode aumentar a umidade para diminuir o VPD ou aumentar a temperatura para aumentá-lo. Ajustes precisos são essenciais, pois um VPD muito alto ou muito baixo pode estressar as plantas, afetando seu crescimento e saúde​​.

Para achar as condições de temperatura e umidade ideais para seu grow de cannabis, basta olhar a tabela VPD abaixo. Segue abaixo as legendas e as instruções para utilizá-la:

  1. Identifique o Estágio de Desenvolvimento da sua maconha;
  2. Meça a temperatura e umidade no seu espaço de cultivo;
  3. Veja se a temperatura e umidade correspondem aos valores ideais para o Estágio de Desenvolvimento da sua maconha.
  4. Faça correções de temperatura e umidade para atingir os valores ideais, caso necessário.
  • Cor Vermelha: Fase de Muda / Começo do Vegetativo
  • Cor Verde: Final do Vegetativo / Começo da Floração
  • Cor Laranja: Meio / Final da Floração
  • Rosa: Deve ser evitada em qualquer estágio.
  • Fase de Muda / Começo do Vegetativo: entre 0,42 e 0,73 kPA.
  • Final do Vegetativo / Começo da Floração: entre 0,64 e 1,06 kPA.
  • Meio e Final da Floração: entre 0.95 e 1,37 kPA.

Como Corrigir o VPD no Grow

Vários estudos de caso e exemplos práticos mostram como um VPD inadequado pode afetar negativamente o cultivo de cannabis. Por exemplo, um VPD muito alto pode levar ao estresse hídrico, forçando a planta a transpirar excessivamente e, potencialmente, a sofrer com a absorção insuficiente de nutrientes. Inversamente, um VPD muito baixo pode criar um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos e outras patologias​​.

É crucial ajustar o VPD conforme as plantas passam por diferentes estágios de crescimento. Durante a fase de mudas ou clones, por exemplo, as plantas exigem um VPD mais baixo devido à sua capacidade limitada de transporte de água e nutrientes. À medida que as raízes se estabelecem, você pode aumentar gradualmente o VPD para incentivar uma transpiração mais rápida, o que é benéfico para o crescimento​​.

Com o valor do VPD de seu espaço de cultivo em mãos, você deverá saber se aquele dado corresponde aos melhores valores para o estágio de vida de sua planta. Caso os valores estejam dentro das faixas ideais, você não precisa se preocupar em arrumar a temperatura e/ou a umidade relativa do ar, mas se os números estejam acima ou abaixo, medidas poderão ser tomadas para melhorar o crescimento de suas plantas.

Aparelho de ar condicionado retangular e branco com um painel mostrando a temperatura em 22 graus.

O aumento da temperatura (com o uso de um aquecedor, aumento da potência de iluminação ou diminuição de um ar-condicionado ou exaustão, por exemplo), irá aumentar o Déficit de Pressão de Vapor. Já a diminuição da temperatura através de um ar-condicionado fará o oposto, diminuindo o VPD.

A umidade relativa do ar pode ser aumentada com o uso de um umidificador, fazendo com que o Déficit de Pressão de Vapor diminua. Por outro lado, você pode utilizar um desumidificador para fazer com que o VPD aumente.

Cálculo Matemático do VPD

Tabela com os valores de SVP entre 1° e 41° graus Celsius.
(Temperatura: Celsius / SVP: Pascals)

Para fazer o cálculo de VPD através da forma antiga, na mão, você precisa saber o SVP (pressão de vapor de saturação). O cálculo do SVP também pode ser feito de forma separada da tabela, utilizando a fórmula abaixo, onde T é a temperatura em célsius:

  • SVP = 610,78 x e^(T / (T +238,3) x 17,2694))
  • Após saber o SVP para sua temperatura, utilizamos a seguinte fórmula:
  • VPD = ((100-RH) / 100) * SVP
  • Exemplificando: Imagine que você tem uma área de cultivo a 26°C e umidade relativa de 65%. Se olharmos a tabela acima, o valor de SVP é de 3361, aplicando na fonte, temos:
  • VPD = ((100-65) / 100) * 3661
  • Então…
  • VPD = 0,35 * 3361 = 1176,35 Pascals
  • Agora que já temos o valor em Pascals, você tem que convertê-lo em kiloPascals (kPa), apenas dividindo por 1.000.
  • 1176.35 Pascals ÷ 1000 ≈ 1,18 kilopascals
  • Pronto, você calculou seu VPD!

Vídeo: O SEGREDO da Umidade e Temperatura no Cultivo Indoor (VPD)

Se quiser saber mais sobre VPD, nosso vídeo no YouTube é perfeito para você! Não se esqueça de dar o like e se inscrever no canal da Cultlight!

Conclusão sobre VPD

Dominar o VPD é essencial para qualquer cultivador de cannabis indoor que busca maximizar o potencial de suas plantas. Ajustar e manter o VPD ideal não só promove um crescimento saudável e robusto, mas também minimiza os riscos associados a pragas e doenças. Portanto, investir tempo para entender e aplicar os princípios do VPD em seu cultivo pode resultar em uma colheita mais abundante e de maior qualidade.

Mergulhe mais fundo no tema, consulte as tabelas de VPD que fornecemos e não hesite em experimentar para encontrar o equilíbrio perfeito que suas plantas de cannabis necessitam para prosperar.

Sobre o Autor:

Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.

Chama lá!

+55 21 968731570

3 pensamentos sobre “O que é VPD no Cultivo Indoor de Cannabis? Tabela VPD

  1. Pingback: Como ter um cultivo de cannabis com baixo investimento? - Cultlight

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *