Qual o melhor substrato para o grow? No geral, vai depender. Eles podem ser divididos em inertes ou orgânicos. Se liga… nesse artigo iremos te ajudar a como escolher o substrato no cultivo indoor.
Substratos inertes são aqueles sem matéria orgânica e atividade microbiana.
Substratos orgânicos são aqueles com matéria orgânica e atividade microbiana.
Os substratos inertes são totalmente estruturais e fornecem um ambiente aerado e com boa drenagem para as raízes.
Suas plantas vão necessitar de uma introdução de nutrientes regularmente para um bom desenvolvimento, entretanto, é necessário uma maior compreensão e controle sobre os nutrientes e dosagens. Geralmente, os substratos inertes são utilizados com fertilização mineral e organomineral.
Nos substratos orgânicos as raízes podem contar com um ambiente rico em reservas nutritivas, disponibilizando os elementos essenciais ao desenvolvimento das plantas ao longo do tempo. Os substratos também necessitam de elementos estruturais para uma boa aeração e drenagem, dessa forma, uma boa seleção de matéria orgânica pode auxiliar não só a nutrição como também no poder tampão do solo (controle do Ph) e formação de agregados. Uma boa seleção dos ingredientes orgânicos pode ser a receita de um cultivo tranquilo e bem sucedido. Mas, e aí, tem receita pronta?
Que nem receita de bolo, cada pessoa vai preferir de um jeito. É importante se atentar à variedade e características dos ingredientes orgânicos e estruturais, e ter claro o que busca com eles. Errar pra menos é sempre melhor! Carências ao longo da vida da planta podem aparecer e podem ser manejadas, não se preocupe. É muito mais fácil adicionar do que retirar algo de um solo já pronto. Então, como escolher o substrato no cultivo indoor?
Aliás, você já escolheu o seu estilo de cultivo?
Estrutura do substrato
O substrato é a morada das raizes. Para que as raízes da sua planta se desenvolvam bem e alcancem cada vez mais nutrientes, elas precisam estar em um ambiente confortável e com bons recursos.
Quem nunca viu aquela planta sofrida em um vaso seco de terra vermelha? ou aquele pântano no vaso com 100% de composto orgânico? Isso ocorre devido à falta de diversos elementos estruturais ao substrato que permitem que as raízes cresçam em um ambiente aerado, poroso, sem que encharquem ou sequem demais.
Aqui vai uma lista de possíveis materiais que podem ajudar neste problema: biochar, fibras, casca de arroz carbonizada, perlita, dentre outros. Estes podem ser ótimos elementos estruturais ao seu substrato.
Substrato orgânico: aprofundado
C-O-M-I-D-A: além de uma boa estrutura e disponibilidade de água, as raízes vão precisar se alimentar.
Conheça os principais ingredientes orgânicos para disponibilizar e criar reservas de nutrientes no seu substrato:
Húmus
Bokashi
Estercos animais
Tortas
Farelos
Biomassa “fresca” – adubação verde.
Além disso, para que as bactérias consigam digerir os nutrientes do solo e disponibilizá-los para as plantas, é interessante utilizar um bioativador, ou seja, uma solução nutritiva que trará mais dessa microvida, bem como é capaz de alimentar e estimulá-los. Confira também o kit completo, que conta com bokashi.
Sobre o Autor:
Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!
Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.
Chama lá!