Vento Demais no Grow: como posicionar os ventiladores?
No cultivo indoor de cannabis, é muito comum o uso de ventiladores para soprar ar dentro da área de cultivo. Isto cria um ambiente agradável e arejado que fortalece as plantas de maconha e também ajuda a evitar pragas. Mas às vezes pode haver vento demais no grow!
Quando há muito vento, as folhas de maconha afetadas vão começar a exibir sintomas do chamado “wind-burn“: queimaduras pelo vento.
As folhas que sofrem com vento demais no grow são frequentemente curvadas para baixo e formam “garras”. Elas podem parecer caídas por água demais, água de menos ou possivelmente uma intoxicação por nitrogênio, mas você sabe que se trata de wind-burn quando as folhas na frente do ventilador estão formando garras, e as folhas mais distantes do ventilador parecem bem.
Esse vídeo apresenta um bom exemplo de vento demais:
Às vezes, níveis de vento muito fortes podem causar outros problemas incomuns nas folhas afetadas, como manchas marrons/bronze que parecem marcas de queimadura. Estes são o resultado de a folha não ser capaz de cumprir todos os seus processos metabólicos normais. Aqui você tem um exemplo dessas manchas:
Como Posicionar os Ventiladores no Cultivo Indoor
O ideal é que você queira uma brisa agradável em todo o espaço de cultivo, o que significa que você quer que o ar sopre por cima e por baixo das plantas. Todas as folhas devem estar suavemente tremendo na melhor das hipóteses, mas nunca devem estar balançando com agitação.
Não aponte o ventilador diretamente para a planta, porque vento demais pode começar a danificar as folhas e caules. Às vezes, se você tiver um espaço pequeno, é melhor apontar o ventilador para a parede do que diretamente para as plantas. Depois de colocar os ventiladores, verifique ao redor da área de cultivo para ter certeza de que todas as partes recebam uma leve brisa. Se você sentir uma estagnação do ar em alguma parte do ambiente, é uma boa ideia ajustar seus ventiladores.
Ventiladores pequenos e oscilantes são ótimos para o espaço de cultivo, pois são baratos e podem ser usados para fornecer uma brisa suave a uma área relativamente ampla sem soprar em nenhuma parte por tempo demais. Em nossa loja, oferecemos como opção o Mini ventilador de mesa Ventisol. Ele pode ser instalado tanto no chão quanto preso em superfícies graças ao seu clipe fixador. Possuímos modelo 127V ou 220V.
Sobre o Autor:
Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!
Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.
Chama lá!
Esse post é uma tradução/adaptação de um artigo da página Growweedeasy. Clique aqui para conhecer a versão original!