Quem nunca olhou o higrômetro e viu a umidade do espaço de cultivo extremamente alta, gotas d’água se formando em superfícies, como nas folhas e nos equipamentos e o ambiente pesado de tanta umidade no ar? nesse artigo, iremos explicar pra você como lidar com a umidade alta no cultivo indoor. A umidade alta é um fator que pode afetar negativamente o seu cultivo. Em primeiro lugar, um ambiente muito úmido é propício para atrair muitos tipos de pragas e, posteriormente, fazê-las se reproduzir em seu espaço de cultivo.
Entre os principais desafios de termos a umidade alta é o aparecimento de fungos na planta e nas flores, podridão radicular e o surgimento de insetos que poderão consumir facilmente a sua planta. A umidade elevada também irá influenciar na troca de ar das plantas, podendo gerar problemas na absorção correta de nutrientes e, consequentemente, diminuir os rendimentos.
Para saber mais sobre como a umidade influencia a respiração e absorção de nutrientes, sugerimos o nosso texto de sobre “O que é VPD no cultivo indoor de cannabis?”.
Umidade no cultivo indoor: qual é a faixa ideal?
As plantas precisam de umidade e calor para crescer, através das folhas elas irão absorver o gás carbônico e liberar o oxigênio, completando a fotossíntese. Nas folhas também ocorre a liberação da água da planta para o meio externo, onde, aproximadamente 90% da água sugada pelas raízes é liberada para o ar.
Durante os primeiros períodos de vida da planta, seja uma muda recém germinada ou um clone em enraizamento/recém enraizado, a planta precisa de uma umidade maior. Isso ocorre, pois, suas raízes ainda são muito pequenas e pouco ramificadas, o que permite uma menor absorção da umidade do solo, tendo que recorrer às folhas para garantir uma boa absorção de água. Neste período de clones ou mudas a umidade relativa do ar ideal é entre 70% a 80%. Durante o período vegetativo as raízes começam a percorrer mais o substrato e assim, a planta consegue absorver mais umidade do meio de cultivo.
Mesmo assim, o período vegetativo a umidade pode se manter consideravelmente alta, variando entre 50% e 80%. As folhas adoram!
A floração costuma ocorrer uma diminuição natural da umidade, a planta está mais propícia a sofrer ataques de insetos e fungos nas densas flores, que tendem a acumular muita água em seu interior. Além disso, índices de umidade menores tendem a fazer com que a planta resine mais e, consequentemente, tenha mais canabinoides e terpenos. Utilize uma umidade entre 40% e 50%, se possível.
Vale lembrar que esses valores não são absolutos, são apenas referências e muitos outros fatores são atribuídos ao sucesso da colheita. Muitas espécies irão se adaptar a um clima mais úmido, enquanto outras são mais propensas ao surgimento de fungos no interior das flores. Além disso, a relação entre temperatura e umidade também irá influenciar em como a umidade é sentida pela planta. Para mais detalhes, consulte o texto de VPD (Déficit de Pressão de Vapor).
Então, como lidar com a umidade?
Separamos seis dicas essenciais para você tentar reduzir a umidade de seu espaço de cultivo. Certifique-se de baseá-las a sua realidade e a sua rotina. Confira!
- Verifique o ambiente externo
O ambiente externo irá influenciar na umidade total em sua tenda, então não é besteira falar que, num mesmo dia de inverno, a umidade será diferente entre uma região oceânica e um região de deserto. Vivemos em um país continental, com diferentes divisões e subdivisões de climas, por isso, não é incomum encontrarmos lugares com umidade a 30% e outros, no mesmo dia, a 60%. Para isso, consulte alguns serviços de meteorologia on-line, assim você saberá a umidade esperada para o dia e poderá tomar algumas ações preventivas.
Alguns sites que recomendamos para a consulta da umidade relativa do ar em sua região:
Clima Tempo
Instituto Nacional de Meteorologia
The Weather Channel
- Remova algumas folhas
Como dito anteriormente, as plantas perdem água pelas folhas, portanto é interessante pensar em desfolhações para diminuir a densidade das copas e remover o excesso de folhas, gerando menos umidade no espaço de cultivo.
A remoção de folhas deverá ser feita de forma controlada, evitando estresses muito intensos na planta. Na dúvida, faça um pouco num dia, pare e volte a observar se há necessidade de mais nos outros dias que se seguem.
- Tenha menos plantas
Seguindo a mesma lógica das desfolhacões, menos plantas significam menos folhas, ou seja, menos umidade sendo perdida para o ambiente.
Além disso, prefira plantas com folhas menos robustas e menos quantidades. As sativas dominantes e sativas puras têm uma tendência a terem folhas mais longas, porém com menos densidade e tamanho do que as indicas e indicas dominantes. As sativas também possuem a tendência a terem menos quantidade de folhas e estarem mais espaçadas nas hastes.
- Melhore a exaustão
Melhorar a exaustão ajudará a retirar mais umidade de dentro do grow, pois o número de vezes que o ar será renovado na tenda aumentará. Consequentemente, se você possui seu grow num ambiente fechado, no final de algumas horas esse ambiente poderá igualar a umidade de dentro do grow, então é fundamental ventilar este ambiente também.
Vale lembrar que a umidade externa irá influenciar muito na utilidade dos exaustores para remover a umidade de dentro da tenda de cultivo. Por exemplo, se o ambiente externo está chuvoso e com uma umidade incrivelmente alta, dificilmente você conseguirá reduzir o valor da umidade no espaço de cultivo.
- Verifique os hábitos de rega
Verificar as regas é fundamental para a umidade do ar. Algumas vezes, as regas podem ser mais espaçadas, diminuindo a frequência ou, até mesmo, a quantidade total de água irrigada nas raízes. Isso fará com que a planta e o substrato tenham menos água para perder para o ambiente, mas fique esperto para não estar regando de menos a sua planta.
Escrevemos um “Guia completo de rega no cultivo indoor”, confira para saber como otimizar a sua rega e deixar as suas plantas ainda mais saudáveis.
- Desumidificador
Estamos falando do desumidificador elétrico, ele irá remover a umidade do seu espaço de cultivo de forma bastante eficiente, porém será um pequeno adicional na energia elétrica. De qualquer forma, escolha um umidificador elétrico que possua vazão suficiente para o seu espaço de cultivo e fique atento, ele irá remover a umidade, mas irá contribuir com a geração de calor.
- Ar-condicionado
O ar-condicionado é uma das melhores opções de controle ambiental no cultivo indoor. Além de diminuir a temperatura ambiente, o ar-condicionado irá abaixar a umidade relativa do ar, condensando e eliminando o vapor de água presente no ambiente.
Não consigo diminuir a umidade. E agora?
A umidade alta no cultivo indoor é um desafio constante para os cultivadores e mesmo seguindo as dicas de cima, é difícil se livrar do excesso dela no espaço de cultivo. Não se desespere se isso acontecer, você ainda poderá levar um ótimo ciclo com uma umidade acima do ideal, mas deverá observar mais atentamente as suas plantas e retirar qualquer parte com sinal de infestação de pragas. Observe em cima e embaixo das folhas, você irá procurar qualquer inseto ou fungo que possa estar se instalando na planta.
Por fim, lembre-se, uma planta saudável, bem-nutrida e com condições plenas de desenvolvimento irá atrair muito menos pragas do que uma planta com deficiências e desafios a serem superados. Por isso, mantenha a sua planta sempre nas melhores condições possíveis que você possa oferecer, assim ela irá desenvolver e passar tranquilamente por situações de umidade relativa do ar mais elevadas.
Vídeo: Os SEGREDOS para UMIDADE no CULTIVO INDOOR
Se quiser saber mais dicas sobre umidade, nosso vídeo no YouTube é perfeito para você! Não se esqueça de dar o like e se inscrever no canal da Cultlight!
Abaixo, disponibilizamos a apresentação utilizada pelo Cadu em formato PDF para que você possa estudar mesmo offline! Basta preencher o formulário abaixo.
Sobre o Autor:
Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!
Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.
Chama lá!
Qual calculo eu faço para descobrir qual desumidificador utilizar? Quantos ml de agua a cada 24h um grow de 1x1x2 necessita?
depende da temperatura do seu ambiente, da umidade que normalmnete fica e na umidade desejada
usa esse site aqui pra saber certinho
https://www.vackerglobal.com/divisions/dehumidifier-humidifier/dehumidifier-capacity-calculation/
No caso do desumidificador de ar eletrico, existe algum calculo que possa fazer pra saber quantos litros por 24h eu preciso?
Existe sim
Recomendo a utilização desse software
https://www.vackerglobal.com/divisions/dehumidifier-humidifier/dehumidifier-capacity-calculation/
Minha umidade externa é 99 uso ac e consigo baixar até 65 mas o exaustor de entrada fica trazendo a umidade de fora, tem alguma sugestão como colocar ar fresco co2 sem trazer alta umidade externa obrigada
Boa noite Kaila! Nesse caso, o mais indicado seria o uso de um desumidificador.
A umidade é muito elevada… Outra saída seria adição de CO2 dentro do quarto, via tanque de CO2, assim não precisaria da entrada de ar.