Dicas de Cultivo, Começando seu Cultivo

Como Controlar Umidade e Temperatura no Cultivo Indoor [2024]

Neste texto, vamos te ensinar dicas valiosas para controlar a umidade e temperatura no cultivo indoor de cannabis, que é uma das principais formas de garantir resultados incríveis na hora da colheita!

Benefícios do Controle da Umidade e Temperatura

O controle da temperatura e da umidade faz uma grande diferença na hora do cultivo. A variável que relaciona ambos é conhecida como déficit de vapor de pressão, ou VPD (veja nosso artigo sobre).

O controle do VPD é feito conciliando a temperatura e umidade durante o dia e durante todas as diferentes fases da vida da planta, com o controle do VPD você vai otimizar o crescimento das suas plantas e vai ter um rendimento mais elevado. Com o VPD nos níveis certos você também vai evitar problemas com pragas e pestes além de evitar estresses desnecessários na planta (veja aqui o nosso artigo sobre como evitar pragas).

O único porém do controle do VPD é que ele é um trabalho incessante e diário, pois a temperatura e a umidade, além de variar ao longo do dia, também variam muito ao longo do ano (isso pode ser diferente dependendo de onde você mora).

Guarulhos, a maior cidade de São Paulo, por exemplo:

Podemos ver o quanto a temperatura varia, chegando aos 18 graus às 9h da manhã e atingindo 33 graus na parte da tarde. O mesmo para umidade, que atinge 100% em alguns momentos de chuva e no início da noite chega a atingir 38% (veja nosso artigo sobre como lidar com a umidade alta).

Além da mudança diária, existem as mudanças resultantes das estações do ano:

Podemos ver que alguns meses possuem temperaturas médias mais frias, como Julho que a temperatura média é de 15,9 graus Celsius e fevereiro que a temperatura média é de 22 graus celsius, sendo o mês mais quente do ano (veja nosso artigo sobre como lidar com o calor no cultivo indoor).

Veja também nosso artigo sobre como lidar com o frio no cultivo.

Para Guarulhos a umidade não muda muito durante o ano, é sempre bem úmido, podendo ser mais úmidos em momentos de chuva:

Porém existem cidades como Pirapora, Minas gerais, por exemplo, em que existe uma variação grande na umidade ao longo do ano:

Enfim, controlar o VPD é difícil e se torna facilmente uma tarefa extenuante.

Para controlar esses parâmetros em cultivos industriais se usam equipamentos controladores automáticos que fazem todo esse trabalho por você, no entanto a maioria desses equipamentos são caros para o cultivador caseiro.

Pensando na solução desses problemas, o controlador UT da gr automações foi criado:

O controlador funciona na base da internet das coisas, ou seja, conecta seus dispositivos na internet, então o cultivador consegue programar e monitorar o clima do seu ambiente de cultivo via aplicativo.

O controlador possui sensores externos precisos de umidade e temperatura, entrada para umidificador ou desumidificador e entrada para o ar condicionado. Assim basta configurar no aplicativo as faixas desejadas de temperatura e de umidade e o resto o aparelho irá fazer automaticamente. 

O aplicativo possui os seguintes recursos:

  • Programação Dia e noite, onde você consegue definir as faixas desejadas de temperatura e umidade tanto para o dia quanto para a noite
  • Monitoramento em tempo real dos dados via aplicativo 
  • Data log com todas informações salvas, com registros de quando os aparelhos foram ligados
  • Opção de utilizar umidificador ou desumidificador
  • Suporta ar condicionado de janela de até 15 mil btus para 220V ou até 7,5 mil btus para 110V.

Com esse controlador fica fácil configurar as faixas de temperatura e umidade desejadas. Além disso, você também poupa energia, pois os aparelhos não ficam ligados o tempo inteiro. 

Vídeo: O SEGREDO da Umidade e Temperatura no Cultivo Indoor (VPD)

Se quiser saber mais sobre VPD em forma de vídeo, nosso vídeo no YouTube é perfeito para você! Não se esqueça de dar o like e se inscrever no canal da Cultlight!

Conclusão sobre VPD

Sendo assim, com o controlador UT de umidade e temperatura fica fácil cuidar dos níveis de VPD do seu ambiente de cultivo, garantindo maiores taxas de crescimento e plantas mais felizes, visto que para que as plantas cresçam ao máximo, a umidade precisa estar dentro da faixa certa relacionada com sua fase de vida atual. Além disso, você também poupa energia, pois os aparelhos (ar condicionado e umidificador) não ficarão ligados o tempo inteiro.

Sobre o Autor:

Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.

Chama lá!

+55 21 968731570

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *