Começando seu Cultivo, Dicas de Cultivo

Como Escolher a Iluminação Correta pra Cada Cultivo Indoor

Frequentemente recebemos perguntas relacionadas à iluminação no grow de maconha. Existem duas dúvidas que se destacam:

“Qual a melhor fonte de iluminação pro cultivo indoor, LED Quantum Board, COB ou HPS?”

“O painel de LED X serve pro meu espaço de cultivo?”

Se você quiser tirar todas essas dúvidas para obter os melhores resultados na hora da colheita, basta assim ao vídeo abaixo! Não se esquece de se increver no YouTube da Cultlight depois!

Se você prefere ler o conteúdo do vídeo, basta continuar com o texto abaixo:

Para saber qual a iluminação ideal para seu grow de cannabis, você precisa conhecer uma medida essencial utilizada pelos cultivadores: que é o PPF. O PPF significa Photosynthetic Photon Flux – nos diz quanto de luz no espectro de 400-700nm (limite fotossensível, esse limite hoje está mudando) é emitido por uma fonte de luz. É uma medida diferente dos lúmens, já que denota a quantidade de luz aproveitável pelas plantas (e não apenas a que vemos).

Quando no estágio vegetativo, a planta precisa de uma quantidade menor de luz para crescer, porque ela só utiliza sua energia para crescimento de ramos, galhos, novas folhas. Ou seja, estruturas que são mais simples no geral. No estágio de floração, ela precisa de mais energia para construir as estruturas e moléculas mais complexas. Precisa de mais energia para fazer suas flores, aromas e sabores (terpenos).

A métrica mais utilizada para a cannabis é de 400 PPF/m2 no estágio vegetativo e 700 PPF/m2 no estágio de floração. Não faz sentido a gente utilizar a métrica de Watts sendo que todo painel possui uma eficiência diferente. Por exemplo, 100 Watts de uma de nossas QBs têm um PPF similar a 155 Watts de HPS, então uma métrica de 200W por metro quadrado por exemplo não faz sentido quando existem iluminações de diferentes eficiências.

Calculamos a iluminação como se estivéssemos tentando preencher 100% do espaço. As métricas da nossa 65W LM301H, por exemplo, são as seguintes:

  • “Espaço recomendado (vegetativo): até 60x60cm.”
  • “Espaço recomendado (floração): até 40x40cm.”

A cannabis no estágio vegetativo precisa de um PPFD de 250~500 e na floração de 500~900, por isso, o painel precisa ficar mais próximo e acaba iluminando uma área menor.

Se você decidir utilizar o 65W para florir um 60x60cm por exemplo, você vai sentir que as flores não vão engordar tanto no canto quanto no centro, elas não vão atingir o potencial máximo. Obviamente você ainda vai ter bons resultados, você só não vai estar aproveitando 100% dessa área.

Os rendimentos aumentam linearmente com a intensidade da luz até pelo menos 1500 PPFD, que é pelo menos o dobro da intensidade mais comumente usada pelos cultivadores (confira um artigo completo sobre isso). Isso significa que, se você possui um rendimento X com uma QB de 65W em uma estufa de 60x60cm, com uma quantum board de 120W você provavelmente terá um rendimento de 2X. Isso ocorre porque a cannabis têm uma capacidade excepcionalmente alta para converter luminosidade em biomassa.

Então, se você está pensando em começar, não desanime de começar com um painel menor ou que não seja o ideal pro seu espaço. Não tem problema algum e isso só quer dizer que ainda existe espaço pra melhoria, o que é uma ótima notícia. Com certeza é um ótimo começo. Começando com um setup barato é melhor do que não começar.

Sobre o Autor:

Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.

Chama lá!

+55 21 968731570

2 pensamentos sobre “Como Escolher a Iluminação Correta pra Cada Cultivo Indoor

  1. marcelo disse:

    me manda o link do ebook

    1. cultlight disse:

      Salve, Marcelo! Basta clicar aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *