As Vantagens dos LEDs no Cultivo Indoor [2024]

Sabemos que a iluminação é um dos fatores primordiais para o crescimento das plantas. Através dela, transformam a energia luminosa em energia química e fazem o seu metabolismo funcionar. Neste artigo iremos te mostrar as vantagens dos LEDs no cultivo indoor.
As plantas precisam absorver uma quantidade mínima de luz para a sua sobrevivência. Praticamente qualquer lâmpada doméstica pode ser usada para manter uma planta viva, mas para atingir o potencial genético dessa planta e conseguir melhores rendimentos, mais sabores, cheiros e, até mesmo, uma melhor aparência, ela precisará de uma boa quantidade de luz.
Veja neste artigo, onde falamos sobre as “Unidades luminosas no cultivo indoor”, alguns conceitos de nomenclatura que ajudam a entender que o gasto elétrico não é igual a quantidade de iluminação emitida pelas lâmpadas e nem a absorvida por elas. Isso ajudará a entender que, diferentes tipos de lâmpadas possuem eficiências diferentes, podendo ter um potencial parecido, mas com mais emissão de calor ou mais gastos de energia.
Atenção: cuidado com o falso led de 1000w.
Por que LED é a melhor solução?

As vantagens do LEDs no cultivo indoor não param por aí. O diodo emissor de luz (sigla LED, em inglês: light-emitting diode) emite uma luz visível quando energizado. Essa luz possui diversos espectros luminosos e, assim como a luz solar, muitos deles são absorvidos e utilizados nos mais diversos processos metabólicos das plantas.
Apesar de um custo de entrada maior, os grandes diferenciais do LED, para as lâmpadas de vapor de sódio ou lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é a eficiência e a durabilidade.
A eficiência do LED ocorre por um motivo: um menor gasto de energia para chegar a resultados luminosos iguais ou maiores que os concorrentes e, consequentemente, uma menor emissão de calor, tornando a área de cultivo menos quente. Ou seja, com o tempo o custo da aquisição de uma iluminação de LED, para o seu cultivo indoor, irá se pagar, seja pela contenção de energia ou por poder utilizá-la por mais tempo e, após isso, será mais e mais economia!
Uma curiosidade sobre LEDs
Inicialmente, os LEDS eram vermelhos e verdes, mas a invenção do LED azul permitiu uma mudança na indústria e a criação dos emissores com luz branca, na década de 90.
Essa luz branca permitiu uma ruptura com o que era usado na iluminação em geral, e os pesquisadores Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura foram condecorados com o Nobel de Física de 2014.
Quantum Boards

De uma forma simples, podemos definir uma Quantum Board como, uma placa com diversos diodos de LED fixados em sua estrutura. Os diodos são colocados em fileiras e funcionam com a ajuda de um driver externo de alta potência.
Se liga, temos um artigo inteiro sobre, afinal, o que de fato é uma QB?
Se tratando de LED, as Quantum Boards possuem uma das melhores eficiências luminosas graças aos chips Samsung LM301, gerando menos calor e menos gasto com energia elétrica, para entregar uma potente fonte de iluminação para as nossas plantas. Elas amam.
Você sabe a diferença entre os chips Samsung LM283 e os LM301? Te explicamos!
Outro fator curioso é que, por gerarem menos calor do que uma HPS ou, até mesmo os LEDS de diodos únicos, elas podem ficar mais próximo da copa das plantas.
Clique aqui para saber mais sobre como definir a altura das Quantum Boards no seu cultivo.
Por possuírem diversos diodos espalhados por sua carcaça, as Quantum Boards acabam pegando uma área maior do que os LEDs com poucos chips. Em outras palavras, uma iluminação mais uniforme e bem-distribuída na área de cultivo. Além de serem desenvolvidas e pensadas para a horticultura, as Quantum Boards também dispensam equipamentos adicionais, sendo necessário apenas plugar na tomada, o que garante ainda mais economia no cultivo.
Mais uma coisa: as nossas Quantum Boards são lâmpadas de espectro visível total. Ou seja, além de estimularem a taxa de fotossíntese, as cores, os cheiros e sabores e outras substâncias, elas podem ser usadas no estágio vegetativo e na floração, modificando apenas o quanto de luz será emitido. Isso gera mais economia durante o vegetativo e melhores rendimentos durante a floração!
As vantagens dos LEDs no cultivo indoor
Agora que já conhecemos a iluminação de LEDs, vamos fazer um pequeno resumo das vantagens da aquisição de uma Quantum Board para o seu cultivo indoor decolar!
- Eficiência energética e menor custo a longo prazo;
- Alta intensidade de luz e espectro visível total para as plantas;
- Menos emissão de calor;
- Poucos ajustes durante o ciclo de vida das plantas;
- Longa vida útil;
- Menos manutenção;
- Plug and play, basta conectar na tomada e usar;
Sobre o Autor:
Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.
Chama lá!