Enciclopédia do Cultivador, Termos do Cultivo Indoor

Manejo Integrado de Pragas: o que é? [2023]

Do que se trata essa técnica de defesa agrícola tão usada pelos cultivadores orgânicos? Explicamos pra você o que é o manejo integrado de pragas! Ao fim, falamos sobre seu uso no cultivo indoor.

O manejo integrado de pragas (MIP) – também conhecido por manejo ecológico de pragas (MEP) e manejo agroecológico de pragas (MAP) – é um sistema de controle que procura preservar e aumentar os fatores de mortalidade natural das pragas pelo uso integrado dos métodos de controle selecionados com base em parâmetros técnicos, econômicos, ecológicos e sociológicos.

Destacam-se os parâmetros ecológico e econômico. No MIP, um organismo é considerado praga quando causa danos econômicos.

Milharal em Illinois

Quais as etapas para realizar um manejo eficiente?

Diagnóstico: Neste componente identificamos de forma simples e correta as pragas e seus inimigos naturais.

Tomada de decisão: Neste componente tomamos a decisão ou não de usar métodos artificiais de controle (químico, biológico aplicado ou comportamental).

Seleção dos métodos de controle de pragas: Os métodos devem ser selecionados com base em parâmetros técnicos (eficácia), econômicos (relação custo benefício), ecotoxicológicos (preservação do ambiente e da saúde humana) e sociológicos (adaptáveis ao usuário).

Quais são os tipos de manejo? E como podemos utilizá-los no cultivo indoor?

Métodos culturais: Emprego de práticas agrícolas normalmente utilizadas no cultivo das plantas objetivando o controle de pragas. (por exemplo, não colocar tantas plantas juntas em um só espaço pequeno)

Controle mecânico: Uso de técnicas que possibilitem a eliminação direta das pragas. (a boa ventilação, por si, pode evitar muitas pragas!)

Controle físico: Consiste no uso de métodos como fogo, drenagem, inundação, temperatura e radiação eletromagnética no controle de pragas. (uma camada de areia na superfície do vaso pode evitar diversos problemas, entre eles, os fungus gnats)

Controle biológico: Ação de inimigos naturais na manutenção da densidade das pragas em nível inferior àquele que ocorreria na ausência desses inimigos naturais. (A adição de joaninhas ou ácaros predadores pode conter facilmente uma infestação de spider mites, por exemplo. Nematóides predadores também podem comer larvas de algumas pragas)

Controle por comportamento: Consiste no uso de processos (hormônios, feromônios, atraentes, repelentes e macho estéril) que modifiquem o comportamento da praga de tal forma a reduzir sua população e danos. (o uso de óleos essenciais pode ser muito útil para a manutenção cotidiana do seu cultivo!)

Resistência de plantas: Uso de plantas que devido suas características genéticas sofrem menor dano por pragas. (a escolha de plantas mais resistentes pode fazer toda a diferença no dia a dia de um cultivo)


Controle químico:
Aplicação de substâncias químicas que causam mortalidade no controle de pragas. (em último caso, uma colheita pode ser salva pelo uso de químicos).

Quais são os fatores que favorecem o aparecimento de pragas?

  • Descaso pelas medidas de prevenção e controle
  • Diminuição da diversidade de plantas nos agroecossistemas (o plantio de monoculturas favorecem as populações das espécies fitófagas “especialistas” e diminui as populações dos inimigos naturais das pragas)
  • Falta de rotação de culturas nos agroecossistemas
  • Plantio em regiões ou estações favoráveis ao ataque de pragas
  • Adubação desequilibrada (plantas mal nutridas ou com muita concentração de nutrientes são mais susceptíveis ao ataque de pragas)
  • Uso inadequado de praguicidas (uso de dosagem, produto, época de aplicação e metodologia inadequados)

Bônus: biofilme, a camada protetora das plantas.

Você sabe do que se trata o biofilme? O biofilmes permite o crescimento de bactérias benéficas na superfície das plantas, de forma protegida, e permitem a sobrevivência delas mesmo quando as condições não se mostram favoráveis.

A troca de nutrientes é assim facilitada e por isso o crescimento torna-se mais propício. Para além disso, apresentam uma maior tolerância a agentes antimicrobianos, ou seja, protegem as suas plantas de infecções e fungos problemáticos.

O uso do Bokashi Líquido, como tratamento foliar, é capaz de favorecer o biofilme das suas plantas, contribuindo para uma prevenção de pragas mais eficiente.

Bokashi Líquido, da Organolabs.

Esse post é uma parceria da @cultlight com a @organolabs.

Related Posts

3 pensamentos sobre “Manejo Integrado de Pragas: o que é? [2023]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *