Cultivo Orgânico, Dicas de Cultivo

Como Utilizar o Melaço no Cultivo Indoor [2024]

O melaço nada mais é do que uma calda espessa criada pelo processamento da beterraba ou da cana-de-açúcar. O grau e o tipo de melaço dependem da maturidade da cana-de-açúcar ou da beterraba e do método de extração. Dessa forma, para os jardineiros, o melaço pode funcionar como uma fonte de carboidratos para alimentar e estimular os microrganismos do solo.

O melaço (NPK 1-0-5 em média) contém potássio, enxofre e muitos outros minerais, podendo servir como um fertilizante nutritivo para o solo, além de ser também um excelente agente quelante.

Já falamos por aqui sobre diversos estilos de cultivo, e o melaço é comum na agricultura orgânica.

O melaço no cultivo indoor contribui para a nutrição do solo

Sendo uma boa e rápida fonte de energia para as várias formas de micróbios, para a vida do solo ou para uma pilha de compostagem. Como dissemos antes, o melaço é uma fonte de carbono que alimenta os micróbios benéficos que criam maior fertilidade natural do solo,

Mas o principal fator que torna o melaço o melhor açúcar para uso agrícola são seus minerais. o melaço contém quantidades significativas de potássio, enxofre e uma variedade de micronutrientes

Este é um fator crítico porque um suprimento equilibrado de nutrientes minerais é essencial para que esses seres benéficos do solo sobrevivam e prosperem.

Um benefício final que o melaço pode fornecer ao seu jardim é a capacidade de funcionar como um agente quelante. Essa é uma maneira científica de dizer que o melaço é uma daquelas substâncias que podem converter alguns nutrientes químicos em uma forma facilmente disponível para plantas. Os minerais então podem ser absorvidos diretamente e permanecer disponíveis e estáveis ​​no solo.

Não recomendamos utilizar o melaço diretamente no solo, ou apenas com água, pois, lembre-se, o melaço é uma fonte de alimentação para os micróbios.

O melaço no cultivo alimenta micróbios

Isso significa que ele pode servir para alimentar tanto os microorganismos maléficos, quanto os benéficos.

Então, para utilizar dessa energia de melhor forma e também aproveitar os minerais que o melaço possui, nossa sugestão para o melhor uso de melaço como parte da preparação de chás aerados para rega e alimentação foliar. Assim, essa energia que o melaço cede serve para utilização e multiplicação em larga escala de microorganismos benéficos apenas. 

Chá ativamente aerado (AACT)

O chá ativamente aerado, ou actively aerated compost tea (AACT), é uma das melhores ferramentas pro jardineiro orgânico, ele devolve a microbiologia de volta pro solo, adicionando muita vida benéfica. Também é conhecido como chá de húmus, quando este é a sua matéria prima.

Esses chás são fáceis de fazer, são baratos, podem ser aplicados tanto na rega tanto como foliar, além de serem uma forma fascinante de cuidar da teia alimentar do solo.

Trata-se de uma mistura aeróbica e se feita da forma correta pode quadruplicar a quantidade de seres vivos encontrados no composto. Basicamente, o pensamento é: adicionar um composto de qualidade com muita vida, alguns compostos com bons nutrientes, adicionar alimento para sustentar toda vida presente.

Tudo isso misturado num ambiente com incremento de oxigênio (ativamente aerado), torna possível que os microrganismos cresçam de forma exponencial, deixando sua mistura concentrada de microrganismos benéficos.

Receita de chá aerado de húmus

  • 3 litros de água sem cloro
  • 20g/L de húmus de minhoca
  • 2g/L torta de neem
  • 1mL/L  hidrolisado de peixes
  • 2 colheres de sopa de melaço preto

Outros ingredientes não necessários que podem melhorar a qualidade dos seus chás:

  • 2 g de extrato de alga
  • Bokashi Líquido
  • Ocean Mix / fermentado hidrolisado de peixes (FAA)
  • Bokashi Farelado
  • 2 g de ácidos húmicos ou fúlvicos
  • 1 colher de pó de rocha
  • 2 a 4 g de guano de morcego (CUIDADO DURANTE A UTILIZAÇÃO)
  • receitas do KNF (FAA/FPJ/FPE/LABs/IMO)
  • outros inoculantes de microorganismos vivos conforme recomendação do fabricante

Podem demorar de 24 a 48 horas para ficarem prontos, você vai ver bastante espuma no topo dele.. Também não devem ser misturados com produtos químicos inorgânicos ou fertilizantes e nem precisam ser diluídos.

Eles podem ser aplicados via pulverização nas folhas ou na rega. É extremamente importante utilizar TODO o chá assim que ficar pronto pois assim que a aeração for removida do sistema a população de microorganismos vai começar a decair.

Também é importante que o seu chá não tenha um odor ruim, uma vez que ele pode ser sinal de que sua mistura ficou anaeróbica e não deve ser utilizada. Geralmente, isso acontece quando você utiliza uma bomba muito fraca no seu sistema ou a bomba não possui um bom sistema de dispersão de ar (pedra porosa). 

O melaço é um ótimo ingrediente em receitas de alimentação foliar por causa de sua capacidade de quelar nutrientes e trazê-los para a “mesa” de uma forma que pode ser diretamente absorvida pela planta. Isso realmente melhora a eficácia dos foliares ao usá-los como um tônico para as plantas. O melaço também pode ajudar no controle das formigas de fogo e talvez de outras pragas de jardim.

E aí, curtiu ? Conta pra gente como você usa o melaço no seu cultivo. E se não usa, tá esperando o que ?

Adendo:

O melaço, além de tudo, serve como conservante. Mas tem que tomar cuidado com a fonte que compramos… A maioria vai vir com resquício de glifosato e outros herbi/pesticida. Se possível processar o próprio a partir de produtores locais.

Sobre o Autor:

Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.

Chama lá!

+55 21 968731570

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *