Gostaríamos de tratar de um tema sensível que tem tudo a ver com este negócio e com o ecossistema de mercado relacionado ao cultivo indoor. O papo é sobre os LEDs que, apesar de ineficientes, inundam o nosso mercado faz alguns anos. Neste artigo, falamos sobre a falta de transparência no mercado de iluminação indoor.
Assim como muitos de vocês, já passei por muitos desafios como consumidor. Um desafio bastante importante nesse nicho de cultivo é a informação torta que a gente recebe de diversos vendedores.
Falta de transparência
Alguns vendedores não sabem exatamente o que estão vendendo (ou não querem que você saiba. Vamos lá:
Sabe aqueles LEDs predominantemente roxos que podem ser de 1000W, 2000W, 3000W, onde as cores azul e vermelho são mais eficientes, possuem chips LED UV ou se dizem “UFO”?

Pois bem… o produto na verdade não consome 1000W (ainda bem!), azul e vermelho não são a melhor escolha de espectro, chips LED UV não fazem nem cócegas nas suas plantas. O lado “bom” é que aquela luz roxa toda realmente até que lembra uma nave espacial e é muito boa de usar numa festinha, mas nem tanto pro cultivo em si.
Outros lados ruins incluem: drivers pouco confiáveis, garantia inexistente (muitas vezes com um fornecedor internacional), construção questionável e métricas arbitrárias/exageradas. É aí que encontramos produtos sem o menor pudor em propagandear uma eficiência inalcançável.
Você sabe quais as métricas deve entender para escolher uma luz?

Sobre a falta de transparência no mercado de iluminação indoor, uma questão é que em um nicho ainda imaturo, era de se esperar que esses fossem os produtos mais vendidos do mercado. Tem o fator dólar na jogada também: o brasileiro tem perdido muito poder de compra e um bom sistema de iluminação ainda é caro e completamente inacessível pra maioria.

A questão é que o cultivador com menos grana acaba comprando gato por lebre. Explico…
Muitos desses LEDs irão te deixar na mão, gastar mais energia do que o normal e no fim das contas aquecerão o seu espaço sem te devolver um bom resultado.
Melhores que HPS e COB?
Não é à toa que as HPS eram a melhor escolha até pouco tempo. Antes dos LM301 ou dos melhores COBs do mercado, a oferta de LEDs ainda se mostrava pouco interessante perto das opções mais tradicionais.


Aliás, você sabe qual o melhor espectro de luz para as plantas?
Nós aqui na @cultlight procuramos trazer produtos mais acessíveis pros nossos clientes, assim como já começamos a fazer com os LM301B de nossa loja. Iremos além, sempre buscando conciliar confiança, garantia, preço e qualidade.
Sabemos da dificuldade da maioria dos nossos clientes e em breve teremos alternativas mais baratas e de custo-benefício, sem perder a transparência.
Sim, essas placas de led são as piores, Porem é por isso voces acham que podem vender “suas” “quantum board” que são fabricadas na china, e apenas estampada com uma marca qualquer? Por preços abusivos ? Por isso vocês vendem led de 65 watts que na Aliexpress é oferecido por 200 reais, voces vendem por 900 ? Led de 120w que na Aliexpress custa 800 reais voces vendem por 1600 preço de uma 240w com chips lm301H (para horticultura), chupins!
Prefiro comprar na Aliexpress, KingBrite!
João, eu entendo a sua indignação. Às vezes vale a pena comprar na china, mas nem sempre. Com a gente vc tem atendimento personalizado, fazemos até um projeto pra você. Também oferecemos garantia e suporte nacional, o que não ocorre com produtos importados. E, claro, lembre-se de que só vale comprar da china se você der um, jeito de driblar o imposto. O serviço que prestamos é também o da comodidade, rapidez e suporte. Leve isso em consideração, pois somos uma empresa de boa fé!